Programa da Paróquia

terça-feira, 3 de maio de 2016

Festa do Compromisso do 9º ano

No sábado, dia 30 de abril, o grupo do 9º ano da catequese de São Jorge, celebrou o seu Compromisso na celebração da missa vespertina da comunidade. No domingo, dia 1 de maio, foi o grupo do centro da Calvaria. O catequista da Calvaria deixa-nos um testemunho deste dia:

No primeiro domingo do mês de maio, a igreja paroquial de Calvaria encheu-se para celebrar a eucaristia dominical. Neste sexto domingo da Páscoa, a celebração da eucaristia foi enriquecida não só pelo compromisso emotivo e festivo feito pelo grupo do nono ano da catequese, como também pela surpresa que o Serviço da Catequese preparou para assinalar o dia da mãe, com distribuição de flores para todas as mães presentes na celebração.

Foi num ambiente de festa e alegria que se celebrou a festa do compromisso, festa em que os protagonistas principais foram os jovens do nono ano da catequese, que fizeram o compromisso solene de abraçarem a proposta de felicidade apontada por Jesus Cristo. Para isso, disponibilizaram-se, entre outras coisas, a amar não só os que lhe querem bem, mas a ajudar todos aqueles que precisam, na senda do Bom Samaritano. Desta forma, vislumbram uma felicidade que não se esgota em si mesmos mas que os impele a amar o próximo, na certeza de que a verdadeira felicidade consiste em fazer os outros felizes.

Embora o compromisso que os jovens fizeram perante a comunidade seja difícil de viver e de cumprir, como frisou o Pe. Zé Henrique, por ser demasiado exigente e envolvente, eles propuseram-se ser transmissores de alegria e novidade, contribuindo para a civilização da esperança que ajude a construir um mundo novo, caracterizado pelo serviço e pelo amor.


Moisés Lobo

Sem comentários:

Enviar um comentário