Programa da Paróquia

sábado, 23 de abril de 2016

Visita da Imagem Peregrina de Nª Sra de Fátima

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima está a percorrer as dioceses de Portugal, desde em maio de 2015. Esta “peregrinação” vai terminar com a passagem pela diocese de Leiria-Fátima, nos próximos dias 1 a 13 de maio, data em que regressará ao seu Santuário. Passará na nossa vigararia a 9 e 10 de maio. Na paróquia da Calvaria estará no dia 10, terça-feira.

O Sr. Bispo sublinha três aspetos a desenvolver nesta visita: “acolher a mãe que ajuda a contemplar a ternura e a misericórdia de Deus; a mãe que reúne os seus filhos em família para que cada um se sinta membro afetivo e efetivo desta família que é a Igreja; aquela mãe que convida os filhos a serem, como ela, Igreja em saída que vai levar a ternura, o calor e a alegria do Evangelho a todas as periferias”.

A Imagem chegará à nossa Diocese no dia 1 de maio às 19h, sendo recebida em Matos da Ranha (Vermoil). Após uma breve celebração, segue acompanhada por motars e GNR para Leiria. Às 19h45 será a chegada ao Largo da República (Câmara Municipal), seguida da procissão para a Sé, onde haverá, às 20h15, uma celebração de acolhimento, presidida pelo Sr. Bispo.

Passagem pela vigararia da Batalha e paróquia da Calvaria
Dia 9, segunda-feira, às 21h30 na Jardoeira (junto à capela), será o acolhimento da Imagem na nossa vigararia da Batalha. Haverá a procissão de velas para o Mosteiro. No dia 10 vai percorrer todas as paróquias da vigararia, sendo recebida na nossa paróquia da Calvaria às 13h, no Largo da Fonte, Calvaria de Baixo, seguindo pelo centro da Calvaria de Baixo até à igreja paroquial. Sairá depois da igreja pelas 14h, passando pelo centro da Calvaria até ao Poço do Povo, cortando depois em direção aos Casais de Matos e Portela, para ser entregue nos Casais Garridos, paróquia do Juncal, pelas 14h30. Estará de novo na paróquia da Calvaria pelas 18h30, passando por dentro do lugar de São Jorge, com uma breve paragem junto à capela do lugar, antes de seguir para o Reguengo do Fetal.

Às 19h30, no Reguengo do Fetal, para toda a vigararia, haverá a celebração da Missa no largo do Santuário da Sra do Fetal e despedida da nossa vigararia.

No dia 13 de maio, será o regresso ao Santuário de Fátima. Durante a Missa, às 11h, haverá o acolhimento da Virgem Peregrina no recinto.

O programa completo da Visita pode ser visto AQUI.
A nota pastoral do Sr Bispo está disponível AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário